Os “chapas” são provavelmente o elemento mais
perigoso das estradas da cidade de Maputo. Os seus condutores circulam a
velocidades elevadas quando as vias estão desimpedidas, fazem frequentemente
manobras perigosas para irem alcançar um passageiro na berma da estrada, etc.
São frequentes os atropelamentos de transeuntes por “chapas” ou quedas de
passageiros. Mais recentemente, devido ao aumento do preço da gasolina e a
correspondente diminuição do lucro, os condutores viram-se na necessidade de conduzir
mais horas, aumentando assim os seus índices de fadiga e, por consequência, a probabilidade
de ocorrerem acidentes. O estado de manutenção dos veículos e a sua sobrelotação
também aumentam a taxa de mortalidade em caso de acidente;
A segurança é igualmente importante mas, mais uma
vez, os padrões definidos afectam o custo do serviço. Na prática, devem ser
feitas algumas concessões. Por exemplo, se por razões de segurança todos os
passageiros tiverem que estar sentados e usar o cinto de segurança, serão
necessárias muito mais viaturas e a sua capacidade será muito mais reduzida do
que nas situações em que se pode transportar passageiros de pé. Isto irá
aumentar os custos de maneira substancial, e em muitas cidades a necessidade de
os autocarros transportarem passageiros de pé é aceite, muito embora esta
situação aumente o risco de ferimentos na eventualidade da ocorrência de um
acidente. Numa cidade como Maputo, os padrões básicos de segurança devem impor
que os travões, direcção, luzes e pneus estejam em bom estado e a realização de
vistorias periódicas deve garantir que se obedeça a esses padrões.
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