quinta-feira, 15 de junho de 2017

COMBOIO

A procura do transporte ferroviário de passageiros tende a crescer nos últimos tempos. O CFM tem vindo a envidar esforços tendentes a dar resposta a esta procura, contribuindo para minorar a angústia e o sofrimento de milhares de cidadãos que diariamente procuram este serviço.
Para além do serviço de longo curso, a empresa realiza um serviço inter-urbano de passageiros ligando a Cidade de Maputo a Matola-Gare e Marracuene, garantindo assim a circulação de milhares de pessoas e bens, veja-se na figura à esquerda.

O transporte ferroviário urbano não tem actualmente dimensão relevante na resolução dos problemas da cidade. A sua utilização é residual, principalmente nas horas mais movimentadas, uma vez que o funcionamento destes veículos dá pouca cobertura durante as horas de ponta, das 6h às 8h30 e das 18h às 20h. Para mais, cada veículo tem uma capacidade reduzida; uma automotora equivale, aproximadamente, a menos de dois autocarros, ou nove mini-bus ou ainda cinco midi-bus. Se a isto se juntar o facto de a ocupação ser cerca de 50%, pode concluir-se que o impacto de cada automotora em circulação equivale a um único autocarro.

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