Apesar de cada veículo ter uma lotação determinada,
esta é sistematicamente ultrapassada, quer seja por irem mais pessoas sentadas
do que seria suposto, quer por irem alguns passageiros junto da porta de acesso
do veículo onde não existe um espaço próprio para que isso aconteça.
O conforto também tem um custo. Quanto mais
passageiros forem transportados numa viatura, menor o custo por passageiro - mas
também menor é o nível do conforto. Em termos de proporção de passageiros
sentados e de pé e do número máximo de passageiros de pé numa viatura com uma
certa dimensão, o conforto deve ser especificado depois de se tomar em consideração
o custo. Do mesmo modo, um maior espaço entre os assentos aumenta o conforto, mas
reduz a capacidade. Os assentos estofados confortáveis têm um custo mais
elevado e a sua manutenção é mais difícil. O ar condicionado aumenta
significativamente o conforto num clima quente, mas a um custo substancialmente
elevado. Todos estes factores devem ser tomados em linha de conta. Tal como se
analisou, pode ser viável oferecer diferentes níveis de serviços com diferentes
níveis de conforto a preços devidamente diferenciados.
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