quinta-feira, 15 de junho de 2017

COMPRIMENTO DE NORMAS DE CONFORTO DOS PASSAGEIROS

Apesar de cada veículo ter uma lotação determinada, esta é sistematicamente ultrapassada, quer seja por irem mais pessoas sentadas do que seria suposto, quer por irem alguns passageiros junto da porta de acesso do veículo onde não existe um espaço próprio para que isso aconteça.

O conforto também tem um custo. Quanto mais passageiros forem transportados numa viatura, menor o custo por passageiro - mas também menor é o nível do conforto. Em termos de proporção de passageiros sentados e de pé e do número máximo de passageiros de pé numa viatura com uma certa dimensão, o conforto deve ser especificado depois de se tomar em consideração o custo. Do mesmo modo, um maior espaço entre os assentos aumenta o conforto, mas reduz a capacidade. Os assentos estofados confortáveis têm um custo mais elevado e a sua manutenção é mais difícil. O ar condicionado aumenta significativamente o conforto num clima quente, mas a um custo substancialmente elevado. Todos estes factores devem ser tomados em linha de conta. Tal como se analisou, pode ser viável oferecer diferentes níveis de serviços com diferentes níveis de conforto a preços devidamente diferenciados.

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